Projeto do Vereador José Luiz Garcia que dispõe sobre a instituição de equipe de transição pelo candidato eleito para o cargo de Prefeito Municipal de Assis foi aprovado

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
Vereador sugere regulamentar tal procedimento que já existe, mas sempre informalmente

Foi aprovado na sessão desta segunda-feira dia 11 de abril, o projeto de lei nº 09/2016 de autoria do vereador Jose Luiz Garcia que visa  facilitar a transição entre governos, sem prejuízos ao interesse público e prevê regras para  o processo democrático de alternância de poder.

É comum se constatar, que após as eleições o Prefeito eleito encontre dificuldades no processo de transição para a nova administração, o que coloca em risco o princípio da continuidade administrativa.

Neste sentido o projeto de lei autoriza o futuro prefeito a ter informações relativas às contas públicas, programas e projetos do Poder Público, as dívidas da Administração esclarecendo sobre a capacidade de a Administração Municipal realizar aportes financeiros de qualquer natureza bem como as medidas e procedimentos a serem adotados para a regularização das contas municipais perante o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Também dará acesso a prestação de contas de convênios celebrados com a União Federal e o Estado de São Paulo, bem como de subvenções ou auxílios recebidos e as transferências a serem recebidas; a situação dos contratos de obras e serviços em execução ou apenas formalizados, relação de cargos e vagas de provimento efetivo e em comissão, a situação real do estado de funcionamento das máquinas c veículos da Administração Pública; os programas e projetos do município realizados, em execução, que aguardam implementação e os que tenham sido interrompidos e também assuntos que demandarão ação ou decisão da Administração  já no primeiro semestre do novo Governo. Além de eventuais projetos em tramitação no Poder Legislativo Municipal; licitações vigentes, particularmente as que findam durante o processo de transição ou durante o primeiro semestre do novo Governo, entre outras.

O projeto segue agora para analise e sanção do Poder Executivo.

valdevan eloy de gois
valdevan eloy de gois disse:
21/04/2016 13h12
Ilmo. Sr. Vereador esse projeto é importante, no entanto, a Lei Orgânica de Assis, SP, trazia um dispositivo que regulamentava tal situação, mas que na atual omitiu. Esse projeto poderia ter incluído a obrigatoriedade de em todo final de mandato independentemente de reeleição ou não, bem como em todo final de ano, a obrigatoriedade de divulgar a situação econômico e financeira, pois isto é um principio do Estado Democrático de Direito.
Comentários foram desativados.