Educação em pauta: Câmara de Assis aprova Frente Parlamentar da Educação para mudanças concretas e diálogo transparente

Foi apresentada na Câmara Municipal de Assis (3), uma proposta para a criação da Frente Parlamentar da Educação, com o objetivo de fortalecer, acompanhar e debater políticas públicas educacionais no município. A iniciativa, assinada por cinco vereadores de diferentes partidos, busca consolidar um espaço de diálogo entre o Legislativo, profissionais da área, estudantes e a sociedade civil.
A proposta parte do reconhecimento da necessidade de atualizar e aprimorar as diretrizes educacionais locais, garantindo que elas atendam às demandas atuais da comunidade escolar. De acordo com os autores, a Frente atuará de forma estratégica, transparente e participativa, com foco em metas concretas para a educação pública municipal.
A Frente Parlamentar pretende promover reuniões, audiências públicas, visitas técnicas e ações conjuntas, com o intuito de fiscalizar a gestão educacional, acompanhar o cumprimento de metas e sugerir melhorias. Entre as prioridades estão a valorização dos profissionais da educação, a melhoria da infraestrutura das escolas e a ampliação do acesso equitativo à educação.
"O objetivo da Frente será fiscalizar a estrutura física das escolas, garantindo que, tanto no centro quanto na periferia, os alunos tenham condições dignas para estudar e os profissionais da educação, para trabalhar. Vamos lutar para que todas as unidades escolares tenham ar-condicionado, para se ter uma ideia, ainda há escolas que sequer possuem quadra poliesportiva, será um núcleo atuante", afirmou Lucas Gomes, presidente da Frente.
O projeto aprovado por unanimidade é assinado pelos vereadores Lucas Gomes Malaquias de Azevedo (SDD), Fernando Pereira Sirchia Júnior (PDT), Português (PT), Fábio Alex Nunes (PSD) e Fernando Kiko (União).
Sobre o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 6/2025 - clique aqui
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Assis