Rua 'F' do Residencial Bella Vista 2 terá nome de Ivani Helena Guilherme, em Assis

por Matheus Dorácio última modificação 06/02/2024 10h18

Na segunda sessão ordinária de 2024, realizada na segunda-feira, 5 de fevereiro, um importante projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal de Assis, emocionando não apenas os vereadores presentes, mas também quem estava presente no plenário.

O projeto de lei nº225/2023, de autoria do vereador Fernando Vieira, dispõe sobre a denominação da rua 'F' do Residencial Bela Vista II para Rua 'Ivani Helena Guilherme'.
Durante seu discurso em defesa do projeto, o vereador Fernando Vieira compartilhou detalhes sobre a história da homenageada, Ivani, uma mulher que dedicou sua vida à luta pelos direitos das pessoas autistas em Assis.

"Ivani foi uma verdadeira pioneira. Ela foi a primeira pessoa do Brasil a ingressar com uma ação judicial contra o estado, obrigando-o a disponibilizar uma monitora na classe para acompanhar as atividades escolares do seu filho autista. Com sua coragem e determinação, ela não apenas garantiu os direitos de seu filho, mas também inspirou outros pais a fazerem o mesmo pelas suas crianças", destacou o vereador.

A iniciativa de Ivani Guilherme teve um impacto significativo não apenas localmente, mas também nacionalmente, ao chamar a atenção para a necessidade de garantir o acesso à educação de qualidade para crianças autistas e promover a inclusão social.

Infelizmente, Ivani faleceu no dia 20 de janeiro de 2020, mas seu legado continua vivo e inspirador para todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e inclusiva.
A rua que levará o nome de Ivani será não apenas um símbolo de sua luta, mas também uma fonte de inspiração para as gerações futuras.