Vereadores participam de Audiência Pública sobre reabertura do Horto Florestal

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O debate aconteceu na última quinta-feira, dia 06, na Câmara Municipal

Foi realizada no dia 6 de abril, uma audiência pública, em conformidade com a Lei 6.057 de 2011, que discutiu o uso e ocupação do espaço cedido ao Município de Assis pela Floresta Estadual de Assis – Horto Florestal. A audiência presidida pelo Secretario Municipal de Meio Ambiente, Helio Sussel, teve início às 19 horas, na Câmara Municipal de Assis, e a mesa foi composta pelo Presidente da Casa de Leis, vereador Valmir Dionizio, o Secretario Municipal de Obras Clovis Marcelino, o Chefe de Gabinete Guilherme de Almeida e o representante da comunidade Sr Furlan. Estiveram presentes, também, os vereadores Alexandre Cachorrão, Eduardo de Camargo Neto (Camarguinho), Claudecir Rodrigues (Gordinho da Farmácia), Vinicius Simili e André Borracha.

O público presente pode fazer uso da palavra, inscrevendo-se antes do início da audiência. Foram discutidos, de forma conjunta, os meios para proporcionar a reativação do Horto Florestal como forma de atrativo à população, considerando a segurança, taxa de entrada simbólica para a manutenção do espaço e outras parcerias terceirizadas.

Todas as pessoas que tiveram a oportunidade de expressar a sua opinião e sua sugestão à audiência foram unânimes em reconhecer a importância de Assis um local para lazer, recreação e diversão, além de um espaço para Educação Ambiental. Na ocasião, foram lembrados os eventos que lá ocorreram no passado, como uso da represa para prática de natação, pescaria, quiosques para churrascos, campeonatos de pipas, futebol de campo e de areia, vôlei de areia, trilha de bicicletas, entre outros, atividades estas que podem retornar com a reabertura do Horto Florestal.

Foi observada, também, a responsabilidade que a Prefeitura assume em relação à segurança física dos frequentadores, como por exemplo, os riscos de acidentes e afogamentos. “É necessária a parceria com a Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Ambiental, a fim de estarem presentes nos fins de semana em que o local estiver aberto à população. Prezamos, ainda, pela segurança do meio ambiente, que pode ser depredado pelos usuários”, defende o Presidente da Câmara, Valmir Dionizio.

Ao final, o Prefeito José Fernandes falou sobre o posicionamento do Executivo acerca do tema, dizendo da necessidade de abrir o espaço à comunidade, porém com planejamento e responsabilidade. Atualmente, o Horto Florestal é mantido pelo Estado na realização de pesquisas básicas e aplicadas, porém, a reativação da área de lazer é de responsabilidade da Prefeitura Municipal.