Vereador Alexandre pede revisão da Zona de Amortecimento do Horto Florestal

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O perímetro de amortecimento ambiental chega até as margens da Rodovia Raposo Tavares impedindo o desenvolvimento econômico de Assis.

O vereador Alexandre Cachorrão solicitou em um requerimento apresentado na Sessão Ordinária desta segunda, dia 10, que seja feita uma revisão da zona de amortecimento do Horto Florestal de Assis, que chega até às margens da Rodovia Raposo Tavares impedindo, assim, o crescimento econômico da cidade. Também assina o documento os vereadores Claudecir Martins e Eduardo Camargo.

A zona de amortecimento, também conhecida como zona tampão, é uma área estabelecida ao redor de uma unidade de conservação com o objetivo de filtrar os impactos que ocorrem fora dela.

De acordo com o documento, a atual zona de amortecimento esta dificultando a expansão econômica nas proximidades da Rodovia Raposa Tavares, como a instalação de novas indústrias e empreendimentos que buscam as margens das rodovias como ponto estratégico de sua instalação.

Alexandre Cachorrão defende uma ampla discussão sobre o assunto, pois a referida unidade florestal já posicionou que existe a possibilidade de uma revisão do Plano de Manejo. “Há uma preocupação sobre a demarcação deste perímetro, pois sabemos que Assis busca uma expansão econômica e isso tem afugentado muitos empresários que querem investir na cidade e não podem por conta da zona de amortecimento em área de expansão de desenvolvimento”, ressalta o vereador.

O requerimento foi enviado à Prefeitura Municipal e, também, um ofício foi elaborado e ao Diretor do Horto Florestal, Osmar Vilas Boas, convidando-o para trazer o debate à Câmara Municipal, juntamente com os demais vereadores.