Sargento Valmir insiste na instalação do CAPS AD em Assis

por Giovani Franco última modificação 27/01/2021 00h13

O vereador Sargento Valmir (PSL), encaminhou requerimento ao Poder Executivo questionando se existe a possibilidade da implantação de um CAPS AD em nosso município ainda este ano, e sugere que pode incluir o CIVAP na proposta da instalação deste importante recurso, para atendimento de toda região, aumentando dessa forma, o número de usuários atendidos e com isso sensibilizar o Ministério da Saúde.

Sargento Valmir justifica o fato por estar preocupado com a situação de dezenas de famílias que sofrem com seus entes queridos na dependência de substâncias legais e ilegais (álcool e drogas) e pelo seu compromisso com o Amor-exigente e com as Comunidades Terapêuticas de nossa cidade. Sendo que o edil já apresentou o mesmo pedido nos anos anteriores, sem sucesso.

Com a administração atual em seu último ano de governo, o vereador tem a esperança de ser atendido e que Assis seja contemplada com este importante instrumento da saúde pública, o "Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas" - CAPS AD - que visa melhorar o atendimento dos munícipes que doentes pela drogadição, dependem destes serviços para que possam resgatar sua cidadania e dignidade.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas às orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O CAPS AD 24 horas oferece atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Também atendem aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias e apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana. E dispõe de equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.