Reserva de Contingência: Prefeito não respeita lei para utilização

por Giovani Franco última modificação 27/01/2021 00h13

O vereador João da Silva Timba (DEM), alertou o Prefeito sobre irregularidades na movimentação de recursos da Reserva de Contingência.

Sem responder ao vereador Timba, o Prefeito pede autorização Legislativa para aprovação, após 30 dias do alerta.

Abaixo, o documento na íntegra:

Ofício n° 87/20-SL
Ao Excelentíssimo Senhor
JOSÉ APARECIDO FERNANDES
Prefeito Municipal
Assis I SP
Assunto: Reserva de Contingência

Ao analisarmos o Balancete de Março de 2020 deste Poder Executivo e também a Resposta ao Requerimento n° 103/2020, de autoria deste Vereador, constatamos que está reservado o valor de R$ 523.217,30 da Reserva de Contingência para a abertura de dotação para Contrato de Rateio junto ao CIVAP para manutenção do NAR.
Primeiramente é importante ressaltar que a Lei Complementar n° 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), dispõe em seu art. 5°, 111, "b" que o orçamento " ... conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos".
Do mandamento exposto, compreendemos que a abertura de dotação para Contrato de Rateio junto ao CIVAP para manutenção do NAR, não se enquadra nestas hipóteses permissivas para a correta destinação da Reserva de Contingência, ou seja, para atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, descritos na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020 em seu Anexo de Riscos Fiscais.
Assim, qualquer destinação de recursos que viole esse mandamento é uma prática ilegal por serem passíveis de serem previstos e planejados no momento da elaboração do Orçamento 2020.
Em outra vertente, esse recurso poderia ser utilizado para uma finalidade legal e de suma importância no momento atual, não desmerecendo o trabalho do CIVAP e NAR, como é o caso da prevenção de uma possível epidemia de Coronavírus em nossa cidade.
Esses recursos seriam, portanto, meritórios para equipar as unidades médicas com equipamentos e insumos para atender os pacientes acometidos pelo vírus e, ainda, proteger os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente da prevenção, ou outros acontecimentos imprevistos.
Vale ressaltar, que o Comunicado SDG n° 14/2020 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no atual cenário de pandemia global, autoriza o Chefe do Poder Executivo, proceder movimentações da reserva de contingência para a cobertura de necessidades locais ao combate.
Diante destes argumentos, solicitamos de Vossa Excelência o desbloqueio destes recursos da Reserva de Contingência destinados ao CIVAP diante de dois motivos, a ilegalidade da transposição para uma situação que não é caracterizada, como passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos e, também por ser de extrema importância a utilização deste recurso para necessidades eventuais que possam surgir diante do combate à pandemia. Riscos e eventos fiscais imprevistos, descritos na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020 em seu Anexo de Riscos Fiscais.

Por fim, externamos nossa preocupação Excelência, pelo fato de logo no começo do ano, mês de março de 2020, a Reserva de Contingência se encontrar praticamente zerada, com saldo de apenas R$ R$ 8.448,57, deixando o município sem recursos na reserva para devido acontecimentos futuros, e não poder restabelecer o equilíbrio das Contas Públicas.
Na expectativa da especial atenção de Vossa Excelência, renovamos nesta oportunidade os nossos protestos da mais elevada estima e apreço.

28/05/2020.
João da Silva - Timba (DEM)

Fonte: Vereador João da Silva - Timba (DEM)