Programa MOEDA VERDE é aprovado pela Câmara Municipal

por Giovani Franco última modificação 27/01/2021 00h13

A Câmara de Vereadores de Assis aprovou, na Sessão do dia 03/08, por 10 votos a 4 Projeto de Lei 25/2020 que institui o Programa MOEDA VERDE no município. A lei de autoria do Vereador Vinicius Simili, consiste na troca de lixos recicláveis por alimentos hortifrúti. A ação tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a separação e descarte correto dos resíduos secos e o consumo consciente.

A cada 3 quilos de material reciclável entregue, o cidadão receberá 1 quilo de alimento hortifrúti. Os alimentos entregues serão preferencialmente adquiridos de produtores que desenvolvem a agricultura familiar em Assis.

Todo o material arrecadado será enviado às cooperativas ou associações de reciclagem que dará destino final ao mesmo.

Esse programa tem como objetivo sensibilizar os moradores da cidade, especialmente os mais carentes, para a importância da separação dos resíduos úmidos e secos. A ideia é estimular as famílias a trocarem resíduos recicláveis por alimentos”, afirma Vinicius Simili.

A lei agora vai para sanção do prefeito municipal José Fernandes que irá regulamentá-la por decreto, estabelecendo inclusive, os locais e a forma que se dará a troca.

Tenho certeza que o prefeito sancionará essa lei, uma vez que esse programa beneficiará especialmente a população mais carente. Vale ressaltar que Assis será a primeira cidade do centro-oeste paulista a implantar esse programa”, finaliza Simili.