Câmara vota Projeto de Lei que visa treinar professores e funcionários sobre primeiros socorros

por Thiago Zanirato última modificação 27/01/2021 00h13

O vereador Sargento Valmir apresenta na próxima sessão ordinária o Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da rede pública municipal e particular de ensino de Assis conceder treinamento em primeiros socorros aos seus professores e demais funcionários.
De acordo com o Projeto, fica instituída e denominada como "Lei Lucas”, dispondo sobre a obrigatoriedade da rede pública municipal e particular de ensino de Assis conceder treinamento em primeiros socorros aos seus professores e demais funcionários que mantém contato direto com os alunos. Consideram-se primeiros socorros, para efeitos da presente lei, todas as medidas que se aplicam de imediato à pessoa acidentada ou acometida de mal súbito enquanto se aguarda assistência médica.
O treinamento em primeiros socorros é um suporte básico de vida, sendo um conjunto de procedimentos de emergência que deve ser aplicado a uma pessoa em perigo. Esse primeiro atendimento, tem o objetivo de manter os sinais vitais da vítima e evitar o agravamento de seu estado até que receba assistência especializada, para que isto aconteça, precisam-se conhecer as técnicas corretas. Com a capacitação e treinamento em primeiros socorros os professores e funcionários estarão aptos a multiplicar o projeto de lei entre os alunos que por sua vez disseminarão em seus lares e na sua comunidade.
Outro objetivo deste Projeto de Lei é a nomenclatura, dando nome de “Lei Lucas” para que seja demonstrada a necessidade de atenção a casos semelhantes ao do menino Lucas Begalli Zamora, pois temos o dever de fazer algo para evitar que novas histórias trágicas se repitam. Lucas Begalli Zamora é uma dentre inúmeras vítimas. Conforme o relato da mãe, no dia 27 de setembro de 2017, Lucas, de apenas 10 (dez) anos, realizou uma excursão junto com o colégio que estudava. Durante o passeio, foi servido pelos professores, na hora do lanche, um cachorro quente e Lucas engasgou com um pedaço de salsicha e não foram realizados os primeiros socorros, o que demonstra um despreparo dos funcionários que acompanhavam essas crianças. O socorro médico quando chegou já o encontrou em morte cerebral e ele veio a óbito dois dias depois da data do fato, em decorrência de asfixia mecânica.
Nos últimos acidentes locais, como no caso do Lucas, observamos que as crianças no momento do fato estão em atividades internas ou externas nas creches ou escolas que estudam, por isso é necessária à prática de treinamentos anuais em primeiros socorros para funcionários e professores da rede pública municipal e particular de ensino.
O vereador Valmir Dionizio explica que "É de extrema importância que o Poder Público invista nessa Lei para que seja eficaz. Também se faz necessário que o Executivo, junto com o Legislativo, elabore ações diretas e unam forças para propagar a importância do treinamento em primeiros socorros".

Fonte: Valmir Dionizio