18 de maio, dia de combate à pedofilia e à violência sexual contra crianças e adolescentes

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional e Municipal de Combate à Pedofilia e à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com campanhas e manifestações sobre este crime bárbaro em todo território nacional.

O vereador Alexandre Cachorrão, autor do Projeto “Assis contra a Pedofilia” e de várias legislações referentes ao tema, chama a atenção sobre este assunto que, mesmo neste momento delicado de pandemia do coronavírus, vem acontecendo com frequência em nossa cidade e a população precisa estar atenta.

Segundo o vereador, os casos e relatos vêm aumentado de forma significativa segundo o CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Assis. Segundo dados do “DISQUE 100”, 70% dos casos de abuso e exploração são praticados por pais, mães, padrastos, ou parentes das vítimas. Em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.

Estima-se que apenas 10% dos casos chegam ao conhecimento das autoridades. “O medo, a vergonha e o silêncio ainda são fatores que dificultam que os crimes venham à tona e sejam punidos. Nesta semana vamos divulgar todas as informações sobre como prevenir e como denunciar este tipo de violência”, afirma Alexandre.

Neste momento difícil, onde a atenção está voltada à pandemia, é importante alertar, conscientizar e prevenir as famílias sobre este crime e qualquer sinal entrar em contato com o Conselho Tutelar de Assis (18) 3321-5120 | (18) 9-9794-1677 e pelo DISQUE 100, a ligação é anônima e gratuita. Durante a semana estaremos fazendo lives e entrevistas sobre o tema, finaliza Alexandre.

Fonte: Alexandre Cachorrão