Vinícius Simili reivindica ajuda aos pacientes e familiares em tratamento contra o câncer

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
A proposta é oferecer um local de estadia às pessoas que necessitam fazer seus tratamentos fora de Assis

Foi apresentado pelo vereador Vinícius Simili na última Sessão Ordinária do dia 19, o requerimento nº 547/2017 em que o parlamentar reivindica do município o auxílio-estadia aos pacientes e familiares que se encontram em tratamento contra o câncer fora de Assis. A medida visa diminuir o sofrimento dessas pessoas que necessitam se deslocar com certa frequência para outros lugares em busca de tratamento à doença.

A proposta foi pensada, principalmente, após a determinação do Ministério da Saúde que descredenciou o Hospital Regional de Assis do serviço de oncologia, obrigando os pacientes assisenses a buscarem tratamento em cidades como Jaú, Ourinhos, Marília, Barretos e Presidente Prudente.

O vereador solicita que o município alugue um imóvel em condições de moradia na localidade onde ocorrem esses tratamentos para que, tanto pacientes quanto seus acompanhantes, possam ter um local de repouso, sem custos adicionais, enquanto estiverem fora de suas residências.

“Devido ao grande desgaste físico e emocional que a doença proporciona aos pacientes e seus familiares, seria oportuno que o município providenciasse um local de repouso a essas pessoas”, presume Vinícius Simili.

Segundo o vereador, essa iniciativa já é adotada por outros municípios. “A partir da nova disposição do SUS, saberemos onde serão referenciados os pacientes oncológicos para, então, poder locar um imóvel para esse fim. Minha proposta é que Assis se una ao CIVAP para colocar em prática essa medida”, sugere Simili.