Vereadores se reúnem com Prefeito para devolução de recursos

por teo — última modificação 27/01/2021 00h13
Câmara devolve mais de 900 mil reais aos cofres públicos

O atual presidente da Câmara Sargento Valmir e os vereadores Alexandre Cachorrão, Bigode e André Borracha se reuniram com o prefeito Jose Fernandes e seu vice Marcio Veterinário e alguns Secretários Municipais, na tarde desta quarta-feira (27) para formalizar a devolução de R$ 903.906,52 do orçamento do Legislativo para os cofres da prefeitura. O dinheiro devolvido representa 10,45% do orçamento de R$ 8.640.000,00 previstos para a Câmara em 2017 e será utilizado, segundo a prefeitura, na reforma e manutenção da piscina do Centro Social Urbano e na manutenção de ruas, com tapa buracos e recapeamentos, entre outras despesas.

Essas áreas onde os recursos extras serão investidos são prioritárias tanto para a prefeitura, para a população e os vereadores de Assis. Nas audiências públicas realizadas para a elaboração do orçamento de 2018, pavimentação e saúde lideraram as demandas populares. Já na Câmara Municipal, de acordo com um levantamento feito pelo próprio Legislativo, durante o primeiro semestre deste ano, os pedidos por recapeamentos lideram o ranking de requerimentos e indicações à prefeitura de Assis.

O prefeito José Fernandes agradeceu o repasse e salientou que a comunicação com a Casa de Leis é prioridade de seu governo, que trabalha em prol da comunidade assisense que tanto anseia por mais qualidade de vida. “Reconheço o belo e importante trabalho que os vereadores realizam em prol de nossa cidade, e mantermos a comunicação direta entre Executivo e Legislativo vem a somar na busca constante que ambos pleiteiam para o Município, pois a participação dos vereadores é fundamental”, considerou o prefeito.

José Fernandes ressaltou também que o dinheiro repassado vem a somar na realização de algumas ações que são consideradas prioritárias para o próximo ano, entre elas está à recuperação da malha viária em toda a cidade. O repasse do cheque contou também com a presença dos secretários Municipais da Fazenda, Educação, Assistência Social, Esporte, Obras e da Saúde.

Origem do dinheiro: Segundo o presidente da Câmara, vereador Valmir Dionizio, a devolução dos R$ R$ 903.906,52 é fruto da economia feita pela Casa de leis, com renegociação de contratos com prestadores de serviço e terceirizados, economia gerada nas licitações, economia em materiais, entre outras medidas. “Estamos cumprindo nossas obrigações e feito nosso papel”, afirmou ele.

O discurso de austeridade administrativa tem sido a principal bandeira do Sargento Valmir à frente da Câmara. Em suas falas o vereador sempre pontua os esforços que tem feito junto com a mesa diretora (Vereador Timba, vice-presidente, Vinicius Simili, primeiro secretário e Carlos Binato segundo secretário) para reduzir os custos de gestão da Câmara Municipal.

Este ano além dos salários e demais direitos dos servidores e subsídios dos vereadores, foram adquiridos notebooks e celulares, feito investimento em tecnologia (Processo Legislativo Eletrônico), aquisição de um veículo novo, iniciada obras de ampliação da Câmara, compra de equipamentos para a Televisão, cursos de atualização para servidores e vereadores, etc. De modo geral, anualmente a Câmara tem utilizado menos dinheiro que o previsto em seu orçamento.