Vereador Valmir Dionizio acompanha auditoria em urnas que apresentaram problemas no primeiro turno

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

Na tarde desta quarta-feira, 17 de outubro, o vereador Valmir Dionizio esteve presente no Cartório Eleitoral de Assis para acompanhar uma auditoria de cerca de 12 urnas que apresentaram problemas durante a votação do primeiro turno realizada no dia 7 de outubro.
No total, sete eleitoras apresentaram queixa de que não apareceu a foto do candidato no momento da votação, não sabendo então se seu voto havia sido concluído.
A auditoria foi conduzida pelo chefe de cartório da 15ª Zona Eleitoral, Misael da Silva Maia, com o objetivo de passar transparência quanto ao funcionamento e eficácia das urnas, que mesmo não aparecendo a foto do candidato, o voto é computado, afirma Misael.
A averiguação das urnas foi acompanhada pelas seguintes autoridades: Vereador Valmir Dionizio; Juiz Eleitoral, André Luiz Damasceno Castro Leite; Promotor Eleitoral, Eduardo Henrique Amancio de Souza e pelo Promotor de Justiça José Calderoni Júnior representando o Promotor Eduardo Henrique Amâncio de Souza.
Misael ressalva que as urnas são invioláveis, uma vez que não estão em conexão com a internet. Desta maneira, fica impossível alguém invadir o sistema, a não ser que seja presencialmente e que em 22 anos de utilização das urnas eletrônicas até o presente momento, não houve sequer um único caso comprovado de fraude.

Fonte: Câmara Municipal de Assis