Vereador requer implantação de Rede de Internet Wi-Fi Gratuita

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
A solicitação foi feita através de requerimento na última sessão

Vereador Sargento Valmir Dionizio PSD, encaminhou pedido ao Executivo para que o prefeito preste a Câmara Municipal, as seguintes informações: É possível encaminhar um Projeto de implantação de internet gratuita, Wi-Fi grátis em algumas praças públicas municipais em locais de interesse coletivo? Se positivo, qual o prazo? Se negativo, quais as razões?

Segundo o vereador, a internet move o planeta hoje e que as grandes maiorias das pessoas estão conectadas através das redes sociais pela rede mundial de computadores, e o avanço em outras cidades do mesmo porte de Assis, onde já existe vários locais com Wi-Fi gratuito aliados ao numero expressivo de pessoas que se reúnem nas praças publicas em nossa cidade, em especial na Praça da Catedral, na Praça do Hospital Regional e Santa Casa, Praça da Mocidade, entre outras, e ainda nos Terminais Rodoviários de passageiros urbano e interurbano (rodoviária).

Os espaços públicos da cidade poderão ser beneficiados com sinal de internet gratuita por um futuro Projeto de Wi-Fi Livre, e com a implantação, o Wi-Fi Livre em operação, atingiria também as praças em toda a cidade, outros pontos em espaços públicos.

As pessoas que têm celular com crédito, depois que acaba o crédito, não podem usar mais ou têm de pagar um adicional. Em geral, isso acaba rápido, sobretudo para a juventude, que usa muito e com o Projeto é só vir para a praça e usar à vontade. Pode conversar com o namorado ou fazer o dever de casa, pois o serviço estaria disponível 24 horas por dia.

De acordo com o Sargento Valmir, além das praças e espaços públicos outros locais também poderão contar com sinal de internet gratuito em operação. Esses espaços públicos têm capacidade para milhares de conexões simultâneas. O programa Wi-Fi Livre se somaria a outras medidas para aumentar as opções de lazer e a segurança dos Assisenses. Com o objetivo de fazer com que as pessoas comecem a participar mais da vida da cidade. Com isso, elas vão cuidar mais da cidade, vai tornar ela mais segura e por fim, vão recuperar a confiança de deixar suas casas e se apropriarem dos equipamentos públicos.

Programas semelhantes ao Wi-Fi Livre funcionam em outras tantas cidades, Assis poderia implementar também e pensamos inicialmente em Praças, para depois, o projeto avançar para os diversos bairros e espaços públicos, levando esses serviços também na periferia.