Vereador quer que idosos e deficientes sejam vacinados em casa

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
Projeto será votado na sessão da próxima segunda-feira, dia 29

Um dos projetos inclusos na pauta da Ordem do Dia da sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, dia 29, de autoria do vereador André Borracha, diz sobre a obrigatoriedade da aplicação de vacina domiciliar às pessoas idosas e com deficiências motoras incapacitantes.

O projeto recebeu parecer favorável de todas as comissões do legislativo e, por este motivo, o autor acredita em sua aprovação, pois ele lembra que atualmente existe uma lei que autoriza apenas que a vacina contra a gripe seja aplicada em casa. Contudo, o projeto do vereador André tem como objetivo fazer com que todas as vacinas sejam aplicadas em domicílio no caso de pessoa idosa ou pessoa com deficiência motora.

“Este é um projeto que, se for transformado em lei, trará muitos benefícios e muito mais saúde para grande parte da população assisense, que estará sendo vacinada em casa”, diz o vereador.

As mesmas palavras do autor do projeto foram utilizadas pela relatora da Comissão de Cidadania do legislativo, a vereadora Elizete Mello da Silva que, em seu relatório final, defende a aprovação do projeto. Segundo a relatora, “o mérito da aprovação deste projeto de autoria do vereador André Borracha é muito importante, uma vez que garante aos cidadãos municipais o acesso à vacinação preventiva de outras doenças, tendo em vista a relevância de tais medidas, de evidente interesse público, e no que se refere aos aspectos sociais da saúde”, afirma o parecer.

André Borracha agradece o apoio de seus pares na Câmara Municipal. “Agradeço aos pareceres favoráveis e digo que este projeto precisa ser aprovado, pois estamos dando o direito aos idosos e pessoas com deficiências motoras receberem em casa qualquer vacina, ou seja, um projeto que é de suma importância para a saúde de grande parte da população assisense”, conclui o autor.