Vereador Alexandre Cachorrão é eleito o novo Presidente da Câmara Municipal

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

Na noite desta terça-feira, dia 18, os vereadores elegeram a nova Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da Câmara Municipal em 2019. A eleição aconteceu no primeiro dia útil, após a última Sessão Ordinária, às 18h (dezoito horas), conforme Lei Orgânica do Município e teve como indicados para postular o cargo de Presidente os vereadores Alexandre Cobra Vêncio (Alexandre Cachorrão) e Valmir Dionizio (Sargento Valmir), que já foi Presidente em 2017.
Os candidatos ao cargo de Presidente ocuparam a Tribuna durante quinze (15) minutos para falar de suas propostas para a Câmara Municipal no exercício do cargo e, ambos abordaram temas como a ampliação e melhoria da TV Câmara; a concretização da Rádio Câmara que está em fase adiantada, aguardando somente a liberação de um canal pelo Ministro das Comunicações; a construção de uma cobertura para a frota de veículos; a valorização dos servidores e também a extinção de determinados cargos de chefia, uma vez apontados pelo Tribunal de Contas.
O vereador Alexandre foi eleito Presidente com dez (10) votos a quatro (04), verificando-se uma (01) ausência. Os candidatos ao cargo de Vice-Presidente foram a vereadora Elizete Mello da Silva (Professora Dedé) e João da Silva Filho (Timba). Professora Dedé foi eleita Vice-Presidente também com dez (10) votos a quatro (04), verificando-se uma (01) ausência.
Disputaram o cargo de 1º Secretário o atual Presidente da Câmara, vereador Eduardo de Camargo Neto (Camarguinho) e o atual Vice-Presidente, Francisco de Assis da Silva (Chico Panela). O vereador Eduardo foi eleito 1º Secretário com nove (09) votos a cinco (05), verificando-se uma (01) ausência.
Por último, disputaram o cargo de 2º Secretário os vereadores Carlos Alberto Binato e Vinícius Guilherme Simili. Vinícius foi eleito 2º Secretário com dez (10) votos a quatro (04), verificando-se uma (01) ausência.
Sendo assim, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal ficou composta da seguinte maneira: Alexandre Cobra Vêncio, Presidente; Elizete Mello da Silva, Vice-Presidente; Eduardo de Camargo Neto, 1º Secretário e Vinícius Guilherme Simili, 2º Secretário. A posse dos membros eleitos ocorrerá em 1º de janeiro de 2019.
A nova Mesa Diretora, na qualidade de órgão diretor, tem a missão de conduzir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Câmara Municipal no exercício de 2019. Compete à Mesa, dentre outras atribuições estabelecidas em lei: propor Projetos de Lei; fixar subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais; propor projetos de decreto legislativo; propor projetos de resolução; propor ação de inconstitucionalidade e promulgar emendas à Lei Orgânica do Município entre outras.

Vereador Alexandre Cobra Vêncio durante seu discurso na Tribuna

Vereador Valmir Dionizio durante seu discurso na Tribuna