Sargento Valmir insiste na distribuição de Uniforme Escolar

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
O vereador considera que existem famílias com dificuldades financeiras para adquirir uniformes

O Vereador Sargento Valmir PSC requer do Prefeito Municipal, a possibilidade de fornecer Uniforme escolar (camisetas, shorts, blusa, meias e tênis) para os alunos da rede municipal de ensino.

O edil, considera que no quadro de estudantes da rede municipal de ensino, existem casos de famílias que no início do ano letivo e após as férias de julho, sofrem por terem dificuldades de adquirir o Uniforme escolar solicitado pelas escolas e por conseqüência, as crianças são penalizadas: por um lado tem dificultado o seu desenvolvimento escolar, e por outro o constrangimento perante a classe, que notadamente mesmo dentro da esfera pública registram-se diferenças sociais.

No ano de 2014 o mesmo vereador apresentou documento com este objetivo, e teve como resposta que: "... Assim, buscamos ações e recursos próprios (além dos 25%) para que um dia possamos ofertar aos educados o uniforme escolar, mas diante da atual situação financeira da municipalidade, ainda não conseguimos, mas faz parte de nossa intenção o fornecimento, e estaremos incessantemente buscando a melhor oportunidade." (Grifo Nosso).

no ano passado o vereador apresentou documentação solicitando a entrega dos uniformes, e teve como resposta que: "... cumpre-nos informar que a mesma se encontra impossibilitada neste atual exercício de oferecer uniformes aos alunos por não ter dotação orçamentária para tanto." (GN)

Sargento Valmir destaca um aspecto relevante que é o fato de que a Direção e funcionários da escola facilmente detectariam a presença de crianças e adolescentes que não estudam na escola no interior do estabelecimento escolar, e ainda perceberiam pelo uniforme se alguma criança estivesse em horário de aula na parte externa da mesma.

"Em nossa região, outras cidades fornecem o uniforme aos alunos da rede municipal de ensino, (exemplo de Maracai, Palmital, Tarumã), motivo pelo qual  o Executivo local poderia fornecer aos alunos carentes o uniforme escolar necessário. Desta forma o Município ofereceria as crianças uma igualdade dentro do ambiente escolar, uma vez que é sabido que existem casos de bullying, devido à diferença social dos alunos, onde alguns podem freqüentar a escola com roupas melhores." Conclui o vereador.