Roque Vinícius solicita maior efetividade da Prefeitura em relação ao REFIS e a renovação do contrato com a SABESP

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
As medidas podem amenizar os cofres públicos diante da crise financeira enfrentada pelo município

Diante do estado de Calamidade Financeira decretada pelo Prefeito Municipal, José Fernandes, na última sexta-feira, dia 17, com uma dívida de R$ 61 milhões de reais, o Vereador Roque Vinícius veio à tribuna nesta segunda-feira, dia 20, para sugerir algumas medidas que podem amenizar os cofres públicos do município.

Assim, o vereador Roque sugeriu maior eficiência na gestão pública do Poder Executivo por meio da maximização do produto e simultânea minimização dos custos, ou seja, fazer mais com menos.

Tal esforço, Roque acredita que a renovação do contrato com a SABESP (Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), vencido desde agosto de 2010, possa trazer benefícios financeiros à cidade com a contrapartida da empresa, a exemplo de cidades como Mairiporã, de cerca de 80 mil habitantes, que recebeu R$ 296 milhões, e a vizinha Tarumã, com aproximadamente 14 mil habitantes, que embolsou R$ 13 milhões da SABESP.

Outra sugestão do vereador, é a aprovação do REFIS, onde a Prefeitura poderá arrecadar cerca de R$ 180 milhões em dívidas tributárias dos munícipes. Com isso, Roque solicitou que o Poder Executivo encaminhe à Câmara o REFIS dos devedores anteriores de 2016 para análise.

Por último, Roque Vinícius trouxe luz à discussão do serviço de Oncologia do Hospital Regional de Assis, demonstrando preocupação em relação a sua real permanência na cidade. Ele, ainda, cobra do Poder Executivo explicações sobre o aparelho de radioterapia que foi conquistado por Assis, mas nunca chegou à cidade.