Professora Dedé cobra ações efetivas de combate ao escorpião em Assis

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
Aumentaram os índices desses animais encontrados nas residências em alguns bairros da cidade

A vereadora Professora Dedé trouxe à tribuna na última Sessão Ordinária a problemática acerca dos escorpiões em Assis, após ser procurada por munícipes dos bairros Jardim Canadá, Parque Colinas e moradores das proximidades do Amigão, arredores da ADPM e da Av. Mário de Vitto.

Dedé foi até à Vigilância Sanitária de Assis que informou não haver uma operação para capturar escorpiões na cidade, mas que trabalha na prevenção desses animais realizando orientações in loco, ou por meio de panfletos educativos.

Segundo o órgão, medidas de controle de limpeza das casas e arredores como quintais e terrenos, contribuem para que não só escorpiões como outros animais peçonhentos (cobras e aranhas) entrem nas residências.

Além disso, as equipes do controle de endemias de Assis estão sendo capacitados para atuarem no controle desses animais, uma vez que não podem ser mortos e sim capturados.

A vereadora também citou um caso recente que aconteceu em Flórida Paulista, cidade próxima a Presidente Prudente, em que uma criança morreu em decorrência da picada de um escorpião.

Ainda, Dedé relatou o trabalho noturno dos agentes da vigilância sanitária da vizinha Cândido Mota que fazem a captura dos escorpiões no período em que saem de seus esconderijos. “Espero que ocorra uma troca de informações entre os munícipios, para que Assis possa tomar a mesma medida”, ressalta.

A população precisa estar atenta a lugares em que o escorpião possa se esconder mantendo-os sempre limpos, tais como: caixas de gordura; encanamento de esgoto; materiais de construção; caixas e pontos de energia; objetos empilhados; móveis, cortinas e estantes; ralos, pias e tanques; frestas de parede; roupas, principalmente, sapatos; e lixo.

Algumas medidas podem ser tomadas a fim de evitar acidentes, como por exemplo, manter limpos quintais e jardins, fechar bem os sacos de lixo, não deixar roupas jogadas no chão, verificar os sapatos antes de calçá-los, limpar periodicamente ralos e caixas de gordura, manusear materiais de construção com proteção, evitar acúmulos de objetos nos quintais e proteger os predadores naturais dos escorpiões como calangos, lagartixas, lacraias, corujas, sapos, macacos e galinhas. Em casos de acidentes, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.