Presidente da Câmara é homenageado no Tiro de Guerra

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
A entidade completou 71 anos em Assis

A Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente, Sargento Valmir Dionizio, cumprimenta o Tiro de Guerra de Assis pelo evento realizado no último dia 10 de outubro, alusivo ao 71º aniversário do TG de Assis, sob a coordenação dos Sub Ten Paulo Altachedes Vieira Kochann - chefe da Instrução do TG 02-046, e Sub Ten Madeiro - instrutor do TG. Representando o Prefeito, esteve presente a secretária Municipal da Educação, Dulce Araujo.

Durante a solenidade houve a entrega do Diploma Amigo do Tiro de Guerra, em reconhecimento às demonstrações de apreço e consideração, bem como aos relevantes serviços prestados a Unidade do Exército Brasileiro, instalada em Assis, durante o corrente ano de instrução. Receberam os Diplomas: O Sargento Valmir Dionizio, atual presidente da Câmara Municipal, o senhor Sr. Rogério Vandré Souza dos Santos, Gerente da Elétrica Forte, Tatiana Sismeiro, Gerente de Marketing da Casa Avenida, e Clair Fracasso, do Supermercado Superbom.

O Tiro de Guerra (TG) é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar atiradores e/ou cabos de segunda categoria (reservistas) ao exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo, proporcionando a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem a Lei e prestarem o Serviço Militar Inicial.

A organização de um TG ocorre em acordo firmado com as prefeituras locais e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações. Por isto, geralmente, o prefeito se torna o diretor do tiro de guerra.

Na década de 2010, existiam mais de 223 TGs distribuídos por quase todo o território brasileiro. Anualmente, ingressam aproximadamente 12.000 (doze mil) atiradores no Exército Brasileiro. É comum a continuidade da carreira militar por antigos atiradores de TG, que após o cumprimento do serviço militar inicial, demonstram vocação para a carreira das armas, ingressando por concurso público nas diferentes escolas de formação de Oficiais e Sargentos (graduados), como consequência do interesse despertado por ocasião de ter servido o TG.

“Eu, vereador Valmir Dionizio, em nome da Câmara Municipal, deixo registrada a admiração e o respeito ao Tiro de Guerra de Assis e o aplaudo efusivamente pelos seus 71 anos, e pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo em nossa cidade”, parabeniza o presidente da Câmara.