Palestra sobre Abuso Sexual Infantil: Rompendo o Silêncio será realizada no Plenário da Câmara Municipal

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

Há anos o tema do abuso sexual infantil é um verdadeiro tabu, uma vez que, a grande maioria dos casos conserva-se submerso em segredo e vergonha. A sociedade prefere o “silêncio” em lugar de expor e encarar a situação de forma aberta e corajosa, transformando as crianças involuntariamente em “cúmplices” constrangidas a suportarem caladas as abomináveis consequências físicas, emocionais e psicológicas dos abusos.
O debate sobre o tema traz à luz informações e formas eficazes para lidar-se com o problema e enfrenta-lo por meio de medidas sociais, clínicas e jurídicas. A ruptura do pacto de silêncio é o primeiro e mais importante passo para encarar a dificuldade de frente, trazendo formas de prevenção por meio de estratégias práticas e efetivas para o amparo às crianças.
Este evento surgiu de um curso de Educador Social desenvolvido na cidade de Assis pelo Senac em parceira com o Sindicato dos Comerciários e a Casa da Criança e tem como principal foco, desenvolver a conscientização social sobre o abuso sexual infantil e romper com silêncio, uma vez que, a educação em relação ao tema é a melhor maneira de proteger a criança.
A palestra acontecerá no dia 31 de outubro às 19h00min no Plenário da Câmara Municipal e será ministrada pela Irmã Karina Cibele de Jesus, Thiago Baldani Gomes de Filippo, Glaucia Passarelli e Éder Rafael de Araújo.
As inscrições podem ser feitas pelo link https://doity.com.br/abuso-sexual-infantil-rompendo-o-silencio#registration. O número de vagas é limitado e a taxa para entrada será 1 kg de alimento não perecível, que será recolhido no dia do evento e destinado à instituição beneficente Casa da Criança "Dom Antônio José dos Santos". O inscrito receberá um certificado com 4h de atividades.

Cronograma:

19h00 - Credenciamento Credenciamento
19h30 - Irmã Karina Cibele de Jesus Abertura Abertura
20h00 - Questões jurídicas em torno da prevenção e repressão do abuso sexual infantil - Thiago Baldani De Filippo (Juiz de Direito) Palestra
20h45 - Conscientização do Abuso e Exploração Sexual de Crianças - Glaucia Passarelli (coach e professora) Palestra
21h30 - Mobilização e redes de enfrentamento a violência sexual - Éder Rafael de Araújo (diretor de projetos de promoção da saúde) Palestra
22h10 - Seção de perguntas Seção de Perguntas

Fonte: Glaucia Passarelli Carvalho