Lei que obriga teste do quadril em recém-nascidos é aprovada pela Câmara Municipal

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

Foi aprovado na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 15 outubro, o Projeto de Lei do Vereador Vinicius Simili, que garante às crianças nascidas nas maternidades do município a realização do teste do quadril, exame clínico que detecta precocemente, em recém-nascidos, doenças relacionadas a má formação do quadril. Segundo o vereador, o procedimento costuma ser feito nas maternidades, mas ainda não é obrigatório.
Ainda de acordo com o parlamentar, o teste, também conhecido como Manobra de Ortolani e Manobra de Barlow detecta doenças como a displasia do desenvolvimento do quadril, que provoca o encurtamento do membro e da osteoartrose precoce.
Na opinião do vereador Vinicius Simili, a exigência do teste do quadril será mais uma garantia para a saúde das crianças assisenses. “A estimativa é que um em cada mil bebês nasça com o quadril luxado e cerca de dez em mil com o quadril subluxado. O exame não tem custo, pois é feito por meio da flexão e abdução das pernas do bebê e pode garantir vida mais saudável para milhares de pessoas”, finalizou. A proposição aguarda a sanção do Poder Executivo.

Fonte e redação: Vinicius Simili