Eventos do Dia Mundial da Saúde Mental serão nos dias 10 e 11 de outubro

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

A Secretaria Municipal da Saúde de Assis, Conselho Regional de Psicologia (Subsede de Assis), PIRASSIS, Galpão Cultural, ASCABAMA, UNESP, FEMA, UNIP e Câmara Municipal realizarão nesta quarta e quinta-feira, 10 e 11 de outubro, os eventos do Dia Mundial da Saúde Mental, Saúde e Loucura na Cidade: construindo caminhos possíveis.

Os eventos serão distribuídos em diversos locais da cidade, como o Plenário da Câmara Municipal e o Galpão Cultural. Confira as oficinas e rodas de conversa nos territórios!

Quarta-feira, 10 de outubro, das 8h00 às 11h00:
I. O cuidado do sofrimento psíquico da criança e do adolescente para além da medicação.
Local: Galpão Cultural – Centro
Convidada: Luciana de Souza Gomes (Secretaria Saúde Assis)

II. Atenção Psicossocial, Clínica Ampliada e o cuidado do sofrimento psíquico intenso.
Local: Salão de Educação Permanente (CAPS II) – Centro
Convidado: João Renato C. Pagnano (FAPEPE/UNIESP Presidente Prudente)

III. Economia Solidária, Promoção de Saúde e processos de trabalho criativos.
Local: Centro Comunitário – Vila Maria Isabel
Convidadas: Giovana Domingos da Silva (Núcleo de Estágio Clinic@rte) e Ana Maria Rodrigues de Carvalho (Incop Unesp-Assis)

IV. O cuidado do sofrimento psíquico relacionado ao uso abusivo de álcool e outras drogas, a demanda da população em situação de rua e a articulação das redes intersetoriais.
Local: Polo Academia da Saúde – Vila Progresso
Convidados: Felipe Ferreira Pinto (Secretaria Assistência Social Ourinhos), Bárbara Bella Urban (Consultório de Rua de Embu das Artes)

Das 13h30 às 16h30:
V. Saúde Mental e o combate às violências e opressões: racismo, violência contra as mulheres, LGBTfobia e ofertas de cuidado à população LGBTs (Resoluções CFP 01/99, 01/2018).
Local: CEU – Pq. Colinas
Convidados: Lorena Stella da Cunha França (Assis), Ester Maria Horta de Paula e Carolina Cristal Ferreira (Roda Terapêutica das Pretas - SP), Mônica da Silva (Zimbauê - Instituto do Negro de Assis), Fernando Teixeira (UNESP-Assis)

VI. Saúde Mental e convivência comunitária: o direito à cidade
Local: Galpão Cultural.
Convidada: Annelise de Souza Denzin (CAPS AD Campinas)

VII. Promoção de Saúde e prevenção de suicídio.
Local: Anfiteatro da FEMA
Convidados: Daniel Augusto da Silva (UNIFESP/FEMA) e José Aparecido Alves de Oliveira (UPA Assis)

Das 18h00 às 22h00 – Feira Cultural:
Local: Câmara Municipal
Apresentação musical: “O Outro Lado da Banda” (ASCABAMA)
Grupos de geração de renda: PIRASSIS e Mulheres Artesãs (Polo Academia da Saúde)

Das 19h00 às 21h00 – Mesa de Abertura:
Local: Câmara Municipal
“O SUS que dá certo”: compartilhamento de práticas exitosas
Convidadas: Luciana de Souza Gomes (Secretaria da Saúde de Assis), Ester Maria Horta de Paula e Carolina Cristal Ferreira (Roda Terapêutica das Pretas - SP), Annelise de Souza Denzin (CAPS AD Campinas)
Mediadora: Elizete Mello da Silva (Câmara Municipal)

Das 21h00 às 22h00 – Sarau Cultural:
Local: Estacionamento da Câmara Municipal
Apresentação musical: Banda Lokonaboa (acústico)

Quinta-feira, 11 de outubro, das 8h00 às 10h00 – Plenária:
Local: Galpão Cultural
Estratégias de enfrentamento do cenário atual de retrocessos na PNSM e de desmanche do SUS
Mediadoras: Sônia Romeiro da Costa (CAPS Paraguaçu Paulista) e Márcia Tozzi (CAPS Cândido Mota)

I. Apresentação e discussão dos produtos das oficinas/rodas (Relatores das oficinas)

II. Micropolítica e enfrentamento do cenário atual: levantamento de propostas de resistência, rearticulação do Fórum Regional de Saúde Mental e do evento Saúde na Roda e outras possibilidades

Das 10h00 às 10h30 – Café com Capoeira:
Convidados: Capoeira do CAPS II de Assis

Das 10h30 às 12h30 – Mesa de Encerramento
Saúde Mental na contemporaneidade: crise política/social/econômica e adoecimento psíquico
Convidado: Silvio Yasui (UNESP-Assis)
Mediadoras: Márcia Tozzi e Sônia Romeiro da Costa

O evento é totalmente gratuito e aberto a toda população de Assis e região. Os participantes também ganharão certificados que serão emitidos de acordo com a lista de presença.

Fonte: Elizete Mello