Câmara recebe palestra sobre Reciclagem de Resíduos de Cigarros e Preservação Ambiental

por paula — última modificação 27/01/2021 00h13
A exposição do assunto foi feita por Marcos Poiato que é considerado pioneiro no Brasil em realizar esse trabalho

A Câmara Municipal recebeu na noite dessa quinta-feira, dia 21, a palestra sobre Reciclagem de Resíduos de Cigarros e Preservação Ambiental, ministrado por Marcos Poiato, de Votorantim/SP, cuja empresa é a primeira no mundo e pioneira no Brasil em reutilizar bitucas de cigarro na fabricação de papel reciclado. O evento foi uma iniciativa do vereador João da Silva, o Timba, presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente, em parceria com a ONG Cidadania.

A convite do vereador Timba, Marcos Poiato palestrou para um plenário lotado, contando com a participação dos alunos da ETEC Pedro D’Arcádia Neto, a Diretora da Escola SESI, vereadores de diversas cidades e secretários de Meio Ambiente da região, representantes do poder executivo, membros do Colégio Ressurreição, vereadores da região e empresários. Participaram, também, os vereadores Chico Panela e Nilson Pavão, vice-presidente e secretário da Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara, e André Borracha.

O palestrante iniciou sua apresentação falando sobre consciência e preservação ambiental. Segundo ele, somente 3% da população brasileira se preocupa com as questões relacionadas ao meio ambiente.

A palestra teve como objetivo evidenciar a “Sustentabilidade” como equilíbrio dos processos econômicos, sociais e ambientais, evidenciando a importância da reciclagem e da inovação tecnológica para a minimização dos impactos socioambientais. Para isso, o palestrante citou como exemplo o Programa de Coleta de Resíduos de Cigarro realizado pela Poiato recicla, utilizando tecnologia 100% nacional e única no mundo.

No processo de reciclagem, as bitucas recolhidas são fervidas por cinco horas a 100°C. Depois de frio, o material é peneirado e lavado em tanques resultando em uma massa celulósica. Com 25 bitucas é possível fazer uma folha de papel reciclado que poderá ser usado em atividades pedagógicas, ou na confecção de cadernos, agendas e outros tipos de produtos.