Câmara julgará contas do Poder Executivo do exercício de 2014

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

A Câmara Municipal votará na próxima Sessão Ordinária, 22 de outubro, o Projeto de Decreto Legislativo nº 9/2018 de autoria da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade que dispõe sobre a apreciação do Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado, referente às contas do Executivo Municipal, relativas ao exercício de 2014.
O TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) julgou favorável às contas do então Prefeito Municipal, Ricardo Pinheiro Santana que de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, em seu artigo nº 254, inciso VII, tem direito, por meio de seu advogado constituído, realizar, em Sessão Plenária, defesa oral pelo prazo de 15 minutos.
A Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara, que é composta pelos vereadores Valmir Dionizio, Reinaldo Anacleto e André Gonçalves Gomes, manteve a decisão do Tribunal pela aprovação das contas, uma vez que o resultado é obtido por ampla maioria, onde os vereadores André Gonçalves Gomes e Reinaldo Anacleto votaram favoráveis e o vereador Valmir Dionizio, pela rejeição do parecer.
De acordo com o artigo 31 da Constituição Federal em seu parágrafo 2º, “O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal”.
A Câmara Municipal votará o respectivo Projeto de Decreto Legislativo, onde o resultado será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado, conforme Regimento Interno em seu artigo nº 254, inciso XII.

Fonte: Câmara Municipal de Assis