Câmara homenageará João Baiano em Sessão Solene

por Stéfani Cordeiro última modificação 27/01/2021 00h13

A Câmara Municipal de Assis realizará na próxima sexta-feira, 12 de abril, às 19:00 horas, uma Sessão Solene em homenagem ao Senhor João Baiano.

Com a solenidade, o Senhor João Gonçalves Lima (João Baiano) receberá o Título Honorífico de Cidadão Assisense, conforme Decreto Legislativo de autoria da Vereadora Elizete Mello da Silva (Dedé), nº 377 de 27 de novembro de 2018.

Autodidata, João Baiano começou a tocar violão de 6 cordas aos vinte e dois anos. Dedicado aos estudos, se desenvolveu como grande instrumentista do violão de 7 cordas que  lhe foi apresentado pelo amigo Toninho, que juntamente com outros amigos lhe presenteariam com seu primeiro “sete cordas”, decorado com uma linda dedicatória em placa de prata: “Para o João, com toda nossa amizade”.

Foram muitas serenatas, muitos amigos queridos, muitas histórias para contar. A apresentação dos “Demônios da Garoa”, no clube Recreativo de Assis, foi marcante, pois proporcionou o contato com seu grande ídolo, Ventura Ramires, famoso pela habilidade e estilo no violão 7 cordas. Foi instrutor de violão na extinta FAC e entre os seus muitos discípulos estão o conhecido Bagá, Paulo Ogeda, Zé Correia, Matheus do 7 cordas entre outros.

A habilidade do João Baiano também se manifestou na arte da pesca e da pescaria. Artesão primoroso construiu e reparou muita vara de pescar e outros equipamentos para seus amigos e companheiros.

Admirado por todos e por todas com seu jeito respeitoso e educado, enriqueceu a vida cultural de Assis com sua arte e com seu espírito de luz que continua aberto a fazer o bem aqueles que o procuram. João Baiano pertence à história de Assis e à de muitas famílias assisenses.

Foto: Gisele Rodrigues

Fonte: Câmara Municipal