Arlindo do Raio X solicita em tribuna reforço na prevenção ao Câncer de Mama

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
O vereador orientou sobre exames de mamografia

O vereador Arlindo Alves de Souza, Arlindo do Raio X, subiu a tribuna nesta segunda-feira, dia 05 de outubro para destacar suas indicações, moções e requerimentos. Durante o tempo utilizado, o vereador falou de diversos assuntos, entre eles sobre o mês de outubro quando a cidade se mobiliza para o combate e prevenção do Câncer de Mama.

“Estou providenciando um requerimento à Secretaria da Saúde do Município, solicitando a possibilidade de uma intensificação com relação a orientação do autoexame e até possibilidade de realização de um mutirão de mamografia”, destaca Arlindo do Raio X.

O mês de outubro no Brasil também é lembrado como “Outubro Rosa”, quando entidades realizam campanhas de conscientização sobre o Câncer nas mulheres. O vereador aproveita para divulgar números relacionados à doença:

O CÂNCER DE MAMA NO BRASIL E NO MUNDO

A OMS estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

Existe também a predisposição genética, que não é tão significativa, pois representa de 5% a 10% dos casos, mas serve como alerta.

Os fatores que predispõem as mulheres ao câncer de mama são classificados entre os inevitáveis e os que podem ser evitados por meio da mudança ou incorporação de hábitos e comportamentos, possibilitando assim a intervenção direta dos programas de prevenção.

Por todas estas razões foi criado na Secretaria de Estado de São Paulo o Programa Mulheres de Peito, com o objetivo de conscientização destas mulheres sobre a importância da realização do exame, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, através da dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e garantia do tratamento logo após a confirmação do diagnóstico.

As mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos deverão entrar em contato através do telefone 08007790000 para agendar o exame de mamografia sem a necessidade de pedido médico. O exame deve ser realizado, preferencialmente, no mesmo mês de aniversário da mulher. (Fonte: http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/veja-tambem/mulheres-de-peito )