Aprovado! Lei do Alexandre Cachorrão contra a violência a mulher é aprovada na Câmara

por toninho — última modificação 27/01/2021 00h12
“Semana Municipal de Luta contra a Violência a Mulher” passa a fazer parte do calendário oficial do município

Na sessão desta segunda, 30, foi aprovado pela grande maioria dos vereadores o projeto de lei do vereador Alexandre Cachorrão que institui a “Semana Municipal de Luta contra a Violência a Mulher” passando a fazer parte do calendário oficial do município, além de instituir políticas públicas contra todo qualquer tipo de violência à mulher.

O projeto prevê que a Secretaria Municipal de Assistência Social deverá promover ações de prevenção, conscientização e atendimento especializado, como palestras, campanhas, debates, reuniões, folders, entre outras medidas, podendo ela fazer parcerias com outras secretarias, órgãos estaduais e federais, fundações, conselhos, ONGs e entidades privadas.

Os dados apresentados pelo vereador são assustadores. Segundo pesquisas e estatísticas da Central de Atendimento a Mulher, a cada 11 minutos uma mulher é violentada no Brasil, 3 em cada 5 mulheres já sofreram algum tipo de violência dentro do relacionamento, 56% dos homens já declararam ter cometido algum tipo de violência, 82% das vítimas tem filhos e 64% presenciam a violência contra elas e em 19% desses casos os filhos são agredidos com a mãe.

Segundo dado revelado no Fantástico do ultimo domingo em 70% dos casos são o agressor é próximo da vítima, como namorado, companheiro cônjuge e pessoas que tiveram vinculo afetivo com a vítima. Cresceu também em 20% a porcentagem de mulheres que denunciaram a violência logo no primeiro episódio.

O projeto também prevê que além de divulgar os números de denuncias como o da Delegacia da Mulher de Assis e o Disque 180, a prefeitura deverá desenvolver uma Rede especializada de prevenção, orientação e atendimento a mulher violentada.

Segundo Alexandre, este projeto é importante para que se deixe em pauta sempre como a mulher ainda é alvo constante de qualquer tipo de violência em Assis. “Precisamos conscientizar a população sobre estes dados assustadores de agressões, bem como buscar novas políticas que ajudem a prevenir e acabar com a violência contra a mulher”, defendeu Alexandre.