Alexandre Cachorrão quer mutirão para Cirurgias de Catarata

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O objetivo do mutirão é amenizar o sofrimento daqueles que estão há meses na fila de espera

O vereador Alexandre Cachorrão durante a sessão desta segunda, 22, lamentou a falta de cirurgias de cataratas no município e reivindicou da Secretaria Municipal de Saúde a realização de um mutirão para o cumprimento dos 350 procedimentos cirúrgicos que estão em espera.

A catarata, que atinge principalmente pessoas acima de 60 anos, é uma lesão que deixa opaco o cristalino, o que pode levar a pessoa a ter desde uma visão levemente turva até quadros mais graves que comprometem a visão. As causas da catarata podem ser congênitas, decorrentes do envelhecimento ou relacionadas a doenças como a diabetes.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no Brasil surgem 120 mil novos casos por ano da doença, que atinge 17,6% da população entre 55 e 65 anos; 47,1% no grupo entre 65 e 74 anos; e 73,3% das pessoas acima de 75 anos.

Segundo Alexandre, a única medida contra a doença é a cirurgia, e muitas pessoas não tem acesso a hospitais particulares, tendo de esperar meses na fila do SUS. A cobrança do vereador é no sentido de acelerar as cirurgias e que se crie um mutirão médico para atender a população de forma ampla, com o objetivo de zerar a fila de espera.

“Há muitas pessoas idosas no município que não podem esperar e, principalmente por conta da diabetes, correm o risco de ficar sem a visão. Por este motivo, o mutirão poderá amenizar o sofrimento destas pessoas”, diz Alexandre.

O vereador enviará um requerimento à Secretaria de Saúde solicitando urgência na realização das cirurgias e informações sobre a fila de espera.