Alexandre Cachorrão propõe convênio para mamografias com o “Programa Mulheres de Peito”

por paula — última modificação 27/01/2021 00h12
O programa é do Governo Estadual em realizar exames de mamografia e ultrassonografia em unidades móveis que percorrem o Estado

O vereador Alexandre Cachorrão apresentou no requerimento nº 252/2017, na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 17, a proposta que a Secretaria de Saúde de Assis firme uma parceria do município com o Programa “Mulheres de Peito”, uma iniciativa do Governo do Estado na realização de exames preventivos de mamografia e ultrassonografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O programa, que já está em funcionamento no Estado percorrendo as cidades do interior, consiste em carretas móveis que permanecem um determinado tempo no município, contendo uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas móveis são equipadas com mamógrafo, aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

O programa “Mulheres de Peito” atende a faixa etária entre 50 a 69 anos, sem a necessidade de encaminhamentos. As imagens são enviadas ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem – SEDI, e os resultados são disponibilizados em 48 horas após a realização do procedimento.

Em sua fala, Alexandre Cachorrão defendeu a vinda dessa unidade móvel como forma de auxiliar o município na realização dos exames, agilizando a fila de espera e os diagnósticos. “Estou pedindo à Secretaria de Saúde que agende esse programa no nosso município. Pois, três ou quatro dias dessa carreta em nossa cidade, quantos exames serão feitos? Exames estes, que têm que ser realizados com rapidez”, ressalta o vereador.